sábado, 1 de novembro de 2008

entrevista

A Indústria Fonográfica decaiu? As bandas tem mais dificuldade para crescer hoje em dia por causa dessa decadência?Em um papo descontraído com o Tyello, guitarrista da banda Dance of Days e mentor do estúdio Rock Together, eu descobri as vantagens de divulgar o som da sua banda pela Internet.
Sábado, 14 horas. Chego com meu amigo Douglas, baixista da banda Matriarka no Estúdio Rock Together. Não demora nem cinco minutos e Tyello vem nos atender. Super simpático e receptivo comecei explicando sobre o quê seria a entrevista e ele mostra certa timidez, com a justificativa de que está nervoso. Depois de uma conversa, e mais relaxada, eu inicio a entrevista para saber mais sobre a Indústria Musical atual.

Camila: Você acha que a Indústria Fonográfica saturou ou ela está buscando se adequar às novas tendências de distribuição?
Tyello: Eu acho que ela nunca quer se adequar, na verdade eu acho que ela está pouco se fodendo. Hoje no Brasil um CD custa 35 reais de uma banda nacional e eu acho isso um abuso. Deveria custar no máximo 15 reais. E esse alto custo dá margem à pirataria, download...

Camila: Você acha que hoje em dia o público ainda busca o mp3 como pesquisa?


Tyello: Bom, mp3 sempre como pesquisa, né. Eu, por exemplo sou amante de cds. Escuto a banda pelo mp3 na Internet e se eu gostar mando importar, vou comprar, mesmo de banda nacional eu compro. O CD pra mim nunca vai sair de moda.


Camila: Como o advento Internet modificou o meio musical? Por que hoje se faz tão necessário o uso da Internet pra divulgar a arte em si?
Tyello: Eu comecei a 14 anos atrás. O Dance of Days já tem 10 anos. Antigamente não tinha essa explosão da Internet, era tudo por carta. Aí surgiu a Internet o que melhorou na divulgação. Hoje mesmo podemos ver a quantidade de bandas que divulgam o som pela Internet. A Internet tornou essas bandas possíveis. Até mesmo o Fresno que era uma banda de internet, hoje em dia está grande. O Nx Zero também... A Internet é a cena; é a importância total pra cena.
Camila: Aqui no estúdio, ou até mesmo na banda, quais são as principais ferramentas de tecnologia ligadas à Internet que vocês utilizam? E o que você acha que ainda pode ser explorado nesse meio?
Tyello: Esse ano a gente lançou um álbum na Internet chamado "Álbum Virtual". Ele é disponibilizado inteiro pra download. Você baixa a capa e o conteúdo inteiro. E eu acho que essa é uma puta ferramenta, até pro estúdio é importante. Eu fico online aqui e as bandas já marcam o ensaio comigo, na hora. A Internet é tudo. Eu já não conseguiria viver sem a Internet.


Camila: E você acha que a Internet também é uma prova pras gravadoras e selos? Fica mais fácil escolher com quem trabalhar, sabendo o perfil de cada banda?
Tyello: Com certeza. Vai que um "Rick Bonadio da vida" está lá no computador dele e encontra o site da sua banda. E dá pra escolher as bandas, né. De falar: "Pô! Essa tem potencial, essa não..."

Camila: Com tanta informação e tecnologia, como você vê o futuro das bandas independentes dessa geração?
Tyello: Pô, tá vindo muita coisa. 2008 está meio saturado, mas tudo passa. Tem muita banda hoje em dia por causa da Internet. Mas depois que essa moda de bandas na Internet passar, eu acredito que a Internet continua e as bandas que sobreviverem a essa geração continuam.




Para quem quiser conhecer mais sobre a banda Dance of Days e o Estúdio Rock Together, acessem:
- http://www.fotolog.com/danceofdays
- http://www.fotolog.com/rocktogether

2 comentários:

Anônimo disse...

Ah, a música!
Ainda bem q a internet existe e que as minhas bandas favoritas dos anos 90 perceberam isto!

Ainda bem que existem bandas com o Dance... ^^

Denis Ronan disse...

parabens pela entrevista, sou bastante fã de dance of days e sempre curto ver algo novo deles em algum lugar, bacana tb por ter entrevistado o Tyelo, o Nene deve ser um cara legal e tals...mas a banda não é só ele, é também válido saber o ponto de vista sobre outros assuntos que tem uma ligação com a banda de que não sejam oriundos da figura central dela.